[Itália] “Para nosso irmão Alfredo”

Updates do compa Alfredo. Por Ana:

[Itália] Alfredo Cospito, seu estado de saúde piora: “Ele teve um ataque cardíaco e estava morrendo. Para ele, danos irreversíveis”.

Foi o que o médico disse ao advogado de Alfredo Cospito, Flavio Rossi Albertini

Alfredo Cospito disse ao médico que o acompanha e que o examinou hoje (21/03) que “sentiu um tremor na mão e alertou o guarda. Após dez minutos, a enfermeira e o médico chegaram, gritando e dizendo que tinham visto do monitoramento um problema cardíaco. Eles estavam muito preocupados, ele estava morrendo. Eles viram um registro no qual havia um traço de coração com um grande abalo. Então a situação voltou e se estabilizou”.

Foi o que disse o médico da defesa ao advogado de Alfredo Cospito, Flavio Rossi Albertini. “Quando ele teve esta crise cardíaca, recebeu potássio na veia, com grande preocupação por parte dos médicos”, explicou ele.

O médico acrescentou que o anarquista em greve de fome por mais de quatro meses ontem fez um exame instrumental e “os médicos dizem que ele corre o risco de paralisia por toda a vida”. Danos irreparáveis podem já ter ocorrido”.

Fonte: https://milano.repubblica.it/cronaca/2023/03/21/news/alfredo_cospito_carcere_anarchici_salute_danni_irreversibili_cuore-393167695/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

folha seca
sobre o travesseiro
acorda borboleta

Alice Ruiz

[Portugal] Alfredo Cospito: 150 dias em Greve de Fome

Neste fim-de-semana completar-se-ão 150 dias desde que Alfredo Cospito entrou em greve de fome. O preso anarquista italiano de 56 anos iniciou há mais de 4 meses uma greve de fome contra o regime de isolamento máximo 41-bis a que foi conduzido em Maio de 2022. Este é um regime prisional considerado, inclusivamente pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, uma violação dos direitos fundamentais do ser humano.

Na passada quarta-feira, 15 de Março, conforme foi divulgado a Agência de Noticias Anarquistas, o médico que nesse dia visitou Alfredo declarou o agravar do estado clínico de Cospito. “A situação está tornando-se cada vez mais óbvia e cada vez mais perigosa”, enfatizou. “O sistema nervoso periférico (SNP) está agora severamente deficiente (as fibras nervosas que levam mensagens sensoriais ao sistema nervoso central (SNC), e a “resposta” do SNC ao corpo – músculos, órgãos, glândulas – foram irremediavelmente danificados). A perna direita está deficiente em flexibilidade e apresenta instabilidade estática, pelo que caminhar normalmente é-lhe extremamente cansativo e difícil. O seu peso atingiu 67 quilos e continua a baixar (devemos notar neste ponto – como é importante entender o choque para o corpo – que Cospito começou [a greve de fome] com cerca de 115 quilos e a sua altura era de 1,93m)”.

O médico e o advogado de defesa explicaram a Alfredo que a rápida deterioração do SNP se deveu a uma deficiência de vitaminas e pediram-lhe para decidir nos próximos dias se tornaria a tomar um suplemento multivitanímico, já que a próxima audiência no caso está marcada para 24 de Março. Por outro lado, também enfatizaram que – apesar da situação em que se encontrava – o seu humor continuava bom e sua posição firme e determinada.

Em 1 de Março, durante uma conferência de imprensa, o advogado de Alfredo divulgou uma carta-declaração de Cospito que nunca tinha sido tornada pública até à data e que o Mapa deu já a conhecer. Nas palavras de Cospito, a sua “luta individual de um anarquista” representa a de quem está “disposto a morrer para fazer o mundo compreender o que é realmente 41-bis”. Esta é, pois, uma luta pelos direitos humanos. Mas é igualmente uma luta concreta pelo direito de opinião e de expressão em pleno seio da Europa democrática. Alfredo Cospito fora colocado em 41-bis pelo motivo invocado de impedir que continuasse a escrever cartas e artigos para os seus companheiros no exterior. É por isso mesmo, tratando-se de uma luta pelos valores humanos e de liberdade, que esta é uma luta da condição mais profunda de um anarquista contra o Estado.

Fonte: https://www.jornalmapa.pt/2023/03/18/alfredo-cospito-150-dias-em-greve-de-fome/

agência de notícias anarquistas-ana

Sou definitivamente
louca do haikai.
Ele, também.

Manuela Miga

[Itália] “Para nosso irmão Alfredo”

Dezesseis veículos do Correio Italiano foram incendiados no início da madrugada de sábado, enquanto 22 ônibus foram atacados no sábado à noite em Roma. Isto foi precedido pela queima dos pilares de uma antena de telecomunicações em Gênova, pouco antes da grande marcha antifascista em Milão, assistida por milhares de anarquistas, para comemorar os 20 anos do assassinato de Davide Casare (Dax) e em solidariedade com a luta de Alfredo contra o 41bis, que está agora em seu 150º dia de greve de fome.

Muitos desenvolvimentos são esperados esta semana devido aos movimentos feitos pela defesa de Alfredo, assim como a próxima revisão do pedido de retirada do 41bis em 24 de março e sua detenção por motivos de saúde pelo Tribunal de Apelação de Milão.

A posição da FAI [federação anarquista informal] é clara: Políticos, juízes, policiais, jornalistas e médicos são alvos.

Se o companheiro Alfredo for assassinado, todos os líderes terão o que merecem.

Eles podem assassinar lutadores, não podem assassinar ideias.

Enquanto houver pessoas que possam morrer lutando por essas ideias, aqueles que morrerem na luta não ficarão para trás e continuarão, permanecerão vivos.

Nós amamos a Vida, portanto não aceitamos sua humilhação profana.

Esta sociedade de hipocrisia e exploração do homem pelo homem sempre nos encontrará pela frente, vamos confrontá-la.

A guerra continua e nós continuamos a luta, cada vez mais fortes, cada vez mais determinados, até nosso último suspiro.

Nunca desistiremos – nossos corações estão cheios e nossos instintos fortes.

Até a destruição desta sociedade escrava, nunca nos curvaremos!

MORTE À SUA CIVILIZAÇÃO!

VIVA A INTERNACIONAL NEGRA!

FAI

agência de notícias anarquistas-ana

Em solidão,
Como minha comida —
Vento de outono.

Issa

Comments are closed.